segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Ideias de decoração para quartos Montessorianos


Vocês já devem ter percebido a quantidade de quartinhos infantis com camas baixas, casinhas, e mesinhas na altura das crianças na internet ou revistas de decoração, não é mesmo? Os quartos Montessorianos estão em evidência. Não sabe do que se trata? Bom, resumidamente, trata-se de uma metodologia criada pela educadora italiana Maria Montessori, em 1907, que defende que os quartos de criança sejam feitos para as crianças, e não para adultos, para que os pequenos possam circular e explorar um ambiente que esteja ao seu alcance.

E graças à sua popularidade hoje, podemos ver muitas inspirações para estes ambientes: quartos pequenos ou grandes, para meninos ou meninas, simples ou sofisticados, super coloridos ou em tons neutros, seja qual for sua preferência, separei ótimas ideias de decoração para fazer a diferença no quarto do(a) seu filhote!




Camas baixas
As camas mais próximas ao chão trazem independência maior aos pequenos, que podem acordar e explorar seu espaço sem maiores complicações.
As camas de casinha em madeira são um sucesso e simples de fazer! Este quartinho, um tanto delicado e feminino, tem cores suaves e uma linda mistura de estampas.

quarto de menina
Fonte: Pinterest
Os espelhos, colocados na altura de visão das crianças, ajuda a estimular o senso de identidade. Escolha os espelhos em acrílico para maior segurança, e prenda-os bem à parede.

quarto montessoriano
Fonte: Pinterest
O mix de estampas das almofadas deixou o ambiente mais despojado. Lindo de ver!



quarto montessoriano
Fonte: Petite Vintage Interiors

Este quarto, onde a pintura na parede ganha destaque, tem uma composição de cores maravilhosa. E lá está, a cama de casinha mais uma vez. Neste caso, com um tecido fininho para dar mais aconchego na hora da soneca. Repare como a criança tem o espaço de dormir, brincar, estudar, e brinquedos acessíveis e organizados. É bem assim que funciona na prática, o quarto Montessoriano.

Mas mesmo um colchão mais alto colocado no chão, e uma decoração na altura da criança já fica lindo. Porque simplicidade não quer dizer "sem graça"!

quarto de menina
Fonte: Pinterest

Um tapete ou um tatame protegem a criança na arte de rolar da cama e engatinhar. Quarto de passarinho é demais para meu coração! <3

Fonte: Pinterest
E pra deixar de lado o cor-de-rosa, este quartinho fofo e cheio de penduricalhos nas paredes.


Cantinho da leitura

Estimular o hábito da leitura através de um cantinho só da criança funciona muito bem.
Pode ser uma cabaninha bem aconchegante como esta:

montessori
Fonte: Pinterest
 Ou, uma casinha de madeira bem estilosa como esta:
montessori
Fonte: Pinterest
Já neste quarto, a arquiteta Nayara Macedo, propôs uma mesinha ideal para desenhar ou estudar, com mesinha e banquinhos no tamanho ideal para os pequenos.

Fonte: Pinterest
Organizando os brinquedos

Estantes, prateleiras e nichos baixos, dispõe os poucos brinquedos disponíveis à criança. A ideia é fazer um rodízio com alguns brinquedos por cada vez.

Fonte: Pinterest

 Pintura geométrica na parede

Demarcar o canto da cama com uma pintura geométrica na parede é uma boa solução. Além de trazer alegria, pode disfarçar as marquinhas de mãos das crianças na parede.

Fonte: Pinterest.

Tinta lousa e mural

Para a criatividade rolar solta, pinte uma parte da parede com tinta lousa, ou, como já mostrei aqui, cubra com papel contact preto fosco. Seu pequeno artista vai adorar!


papel desenho
Fonte: Pinterest

Uma outra dica boa é utilizar um varão de cortina cortado para disponibilizar papel a vontade para os desenhos. Embaixo, use uma tira de couro para prender o papel.

Misturando estampas e referências

Este quartinho ficou uma graça. Misturou diversas estampas sem ficar cansativo, usando basicamente preto e branco e outros tons neutros.
Já mostrei por aqui outras ideias lindas de viver para quartos infantis em preto e branco, confira.

montessori
Fonte: Pinterest
Outra ideia bem legal e com a vibe escandinava que amamos:

Fonte: Pinterest


Tema de Floresta

Os quartos com tema de floresta e animais despertam o interesse e a conexão com a natureza desde pequenos. Veja estes exemplos, como são lúdicos e coloridos:

Fonte: Pinterest
 Os adesivos de parede podem transformar o quartinho num ambiente rico e cheio de história.

Fonte: Pinterest
E ai, qual ideia curtiram mais?

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...