domingo, 13 de dezembro de 2015

Fazendo uma cabeceira de pinus



Estava há um tempão tentando fazer minha própria cabeceira, mas acabava ficando por último nas prioridades e nunca achava tempo. Até que hoje finalmente terminamos! Nosso quarto ganhou um ar mais aconchegante e posso dizer orgulhosa que achei linda!
Nós aqui adoramos a rusticidade da madeira, e ela assim nos dá muitas possibilidades para transformá-la no futuro: pintar, cobrir com tecido, colar contact, fazer alguma arte, passar um produto para deixar a madeira mais envelhecida, enfim, são muitas ideias e já mostrei algumas aqui! Mas por enquanto vamos aproveitá-la assim, ao natural. Quem sabe depois dou uma incrementada?

Quer fazer uma igual? Pode deixar que registrei tudo para orientar quem quiser fazer também.




Comprando a madeira

A madereira em que compramos as tábuas vende a peça com 3 metros cada. Como nossa cama é padrão, ou seja, tem 1,40m de largura, pedimos que cortassem as peças ao meio, cada uma com 1,50m, assim ficaria uma pequena sobra para cada lado da cama (nunca compre a medida exata da cama, fica esquisito!). Então levamos para casa 4 peças de 1,50m x 30cm. Utilizamos 3 para a cabeceira e a que sobrou será a prateleira que ainda vai ser instalada acima da cama, como já mostrei aqui nos meus rabiscos!



Preparando a madeira

Bom, aí entra o básico: lixar tudo, passar um pano para limpar e tratar a madeira com stain ou verniz.
Aqui um parênteses: tive alguns contratempos comprando produtos errados, a maioria dos vernizes e stains amarela muito a madeira. O ideal para o acabamento que eu queria, sem alterar a cor do pinus e dar proteção contra fungos, é o Stain Osmocolor Incolor UV Glass da Montana. O Stain incolor apenas realça os veios da madeira, mas não muda em nada a coloração, não causa trincas e mantém os relevos naturais da madeira. Recomendo!
No entanto, pra terminar mais rápido optamos por passar o Stain depois de montada a cabeceira.


Montando a cabeceira

Colocamos as faces manchadas com verniz amarelado para trás (a parte que vai ficar virada para a parede), e prendemos duas peças de pinus menores unindo as três tábuas, com cola para madeira e dois parafusos em cada tábua. Parafusamos por trás para não ficar a cabeça do parafuso visível na frente.



Instalando na parede

Para fixar a cabeceira utilizamos um kit de suporte universal para TV. Quando for comprar, procure um modelo que fique menos afastado da parede quanto possível. Este que compramos fica muito afastado (4cm), existem modelos com até 2,5cm. Existem outras maneiras de fixar, mas achamos esta mais prática para nós que não temos tantas ferramentas nem conhecimento de marcenaria.



Considerando que minha cabeceira tinha 90cm de altura, e a cama box tem 68cm, marquei como altura final da cabeceira 1,28m do piso. Então marcamos e instalamos na parede o suporte. Depois de instalado na parede marquei a mesma distância para fixarmos a peça (tipo um botão metálico) na parte de trás da cabeceira. Aí é só encaixar o botão no suporte preto!


Resultado!

Aqui em casa todos adoramos a cabeceira nova, principalmente a Branca, que acompanhou de pertinho a montagem e foi a primeira a subir na cama e amassar travesseiros e almofadas para conferir de pertinho a nova decoração, rs.

O melhor de tudo é que foi um projeto muito barato! Não me lembro exatamente o quanto gastei, mas de madeira devo ter gasto uns 150 reais, o suporte foi 18 reais, stain cerca de 50 reais (não usei nem 1/4 da lata, vou usar em muitos outros projetos!) e alguns merréis com parafusos e cola. Resumindo, menos de R$ 250. E ainda temos o prazer de poder dizer "eu que fiz" (eu e o maridão que mais uma vez representou!!)

 









Depois da cama arrumadinha borrifei um pouco da minha água de lençóis que fiz com essência de laranja, que ajuda a combater a insônia e ativa a criatividade!

 :)

E ai, gostou? Compartilhe esse post para que outras pessoas também possam fazer uma cabeceira bonita e barata como esta!


Um comentário:

  1. Adorei as dicas! Vou usar sua ideia aqui tb! Já pensou em colocar uma mangueira de led para disfarçar o vão entre a cabeceira e a parede? Ia dar um clima intimista tb... Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...