terça-feira, 15 de julho de 2014

Como fazer um arranhador para seu(s) gato(s) e salvar seu sofá


Depois de investir boas dilmas num sofá bacana, veio a dúvida: será que ele vai resistir às unhas das minhas filhas felinas? A Branca principalmente AMA enfiar as unhas em qualquer lugar estragável, e nosso antigo sofá sofreu bastante com as unhas dela (assim como a cama box sofre até hoje). Comprei o novo sofá em suede, um tecido com a trama mais fechada e até agora ele está resistindo bem! Também mantenho as garras das leoas bem aparadas pra não correr o risco. Mas mesmo com esses cuidados eu não estava muito confiante, e prefiro não pagar pra ver! Precisava arrumar um local adequado pra elas arranharem, já que é um hábito saudável e necessário aos bichanos. Qual a solução então? Fazer um arranhador! Desses que sempre vejo os gatos alheios usando com muito gosto. Gastei cerca de 60 reais para fazer, e como não vi nenhum lugar vendendo um arranhador por menos que isso, considero que fiz um bom investimento (é contra minha religião pagar sei lá cem reais num sisal enrolado num poste de papelão). E olha que sobrou material para fazer mais, ou, futuramente fazer uma manutenção no "poste".




Vamos aos materiais que eu usei:


Tubo de papelão: peça em copiadoras e gráficas, sempre sobram esses tubos onde vem os papéis que eles usam. Custo zero.
Discos de MDF: Fui a uma loja de MDF (no caso a Q'arte, na Glória - Vila Velha) com o tubo e a idéia, e a senhora que me atendeu falou que ia cortar o miolo do disco no diâmetro do tubo "que ia dar certo". Confiei. Usamos um MDF de 9mm. A base com 30cm de diâmetro, e a parte de cima com 25cm. As medidas podem variar, e quanto mais espesso o MDF usado mais pesadinho e estável vai ficar o arranhador. Considero esses 9mm o mínimo para dar certo. Os discos foram a parte "cara", custaram cerca de R$22,00, mas quem tiver um marceneiro parceiro pode conseguir por bem menos.
Pelúcia: Comprei na Glória, em Vila Velha também, na DC aviamentos. Custou cerca de R$20 reais o metro, tinham várias cores e estampas, comprei o Pink porque quis mesmo, hehe. Eles só vendem no mínimo 1m, e vou te dizer que 1 metro é coisa pra caramba, dá pra forrar uns dois arranhadores.
Sisal: O rolo com 50m custou cerca de 8 reais, não usei nem metade. O sisal que usei é bem fininho, se usar um mais grossinho, ou mesmo uma corda, fica bom também.
Cola quente: para colar a pelúcia no MDF.
Cola branca: para colar o tubo de papelão no MDF.
Cola Multiuso para artesanato (tipo "cascola"): usei para colar o sisal no tubo.

Como quase tudo que eu faço, procuro alguns vídeos no youtube para me basear, mas acabo fazendo do jeito mais estúpido improvisando, hehe. Por isso ficou um pouco diferente do jeito que vejo o povo fazendo por ai. (Eu não vi nenhum tutorial desse jeito com o MDF furado, todos que eu vi o MDF era um disco inteiro, mas curti a sugestão da colega da loja e topei fazer assim.)



Primeiro tampei as extremidades do tubo com dois disquinhos de papelão duro. Já que o MDF é furado, precisava de alguma coisa fechando o tubo.



Agora vamos rezar pras filhotas curtirem o brinquedo. Se não curtirem, paciência, pelo menos não deixei um rim no petshop nessa tentativa frustrada. Hehe. Até a próxima.

obs.: me perdoem a qualidade dos babados, dá pra ver que eu estou aprendendo a brincar de designer, né? rs



4 comentários:

  1. Interessante. Será que funciona mesmo?
    GK

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Eu já tenho arranhador aqui em casa, mas está completamente destruído. Vou pegar suas dicas pra dar uma reforma nele :)

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Thelmo, gastei cerca de 60 reais pra fazer!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...