segunda-feira, 14 de abril de 2014

Novo apê: Checklist e dicas para a vistoria


Boas novas por aqui! Finalmente esta semana vai acontecer a entrega do empreendimento (com a realização da primeira Assembléia do Condomínio) e também a vistoria do meu apê!

Estou tentando deixar a empolgação de lado para não deixar passar nenhum detalhe que possa me dar dor de cabeça mais pra frente. Por isso, pedi ajuda a alguns amigos mais experientes, e até dicas preciosas de  profissionais da área de qualidade de outra grande construtora daqui (Valeu Ju!), para que eu não me esqueça de verificar nada na hora.

Se você também está passando por essa fase, pode se aproveitar do Checklist e imprimir pra levar no dia.


O que não podemos esquecer de levar na vistoria do novo apartamento:



Memorial descritivo e planta do apartamento: Para checar se tudo que está descrito está sendo entregue de fato. Isso vale também para as áreas comuns do edifício.
Trena: Medir todas as paredes para verificar (na planta) se há diferença nas medidas.
Espelhinho: Vai ajudar a checar detalhes não tão fáceis de visualizar. Exemplo: em cima e embaixo das portas, para ver se há pintura.
Máquina fotográfica: Registrar com fotos todos os problemas encontrados.
Lâmpada teste: Só vai servir se no seu caso o apartamento estiver com energia E com bocais instalados. Não é o meu caso, apenas depois do recebimento das chaves vou solicitar a ligação à distribuidora de energia local.
Bolinhas de gude e CD: Bolinhas de gude vão ajudar a perceber o caimento do piso em direção ao ralo também. E o CD é pra deslizar sobre o piso e encontrar possíveis ressaltos que são falhas no assentamento.
Baldinho: Jogar água sem medo de ser feliz em todas as áreas que tenham ralo (cozinha, banheiros, área de serviço e varandas). Espera-se que a água escorra pro ralo, se não a construtora terá que corrigir isso.
Nível de mão: Verificar o nível do piso, bancadas e parede. Se você não tem pode baixar um aplicativo pro celular que faça este trabalho (baixe aqui: iOS e Android, de nada!)
Papel e caneta: Anotar tudo que precisa ser reparado.

Não fiquem com vergonha de levar todo este arsenal pra vistoria. Vou chegar linda de baldinho na mão, cd, máquina, caneta, espelho, etc, o importante é minimizar futuros problemas.

E se estiver inseguro sobre seu olhar crítico e com medo de deixar algum detalhe passar por conta da ansiedade, contrate um arquiteto ou engenheiro civil para te dar um apoio. No meu caso vou levar um amigo, também futuro arquiteto, que tem mais experiência em obras pra me ajudar.


Esse checklist eu fiz pra não me esquecer de nada!

Ah! Importante também observar a área externa ao redor das janelas. Verificar se não tem nenhum pedacinho da fachada sem revestimento, pois pode ser um futuro ponto de infiltração dentro da sua casa.

Até mais!

UPDATE pós vistoria:

Veja nesta postagem mais 02 itens que não estão na listinha mas que você DEVE levar pra vistoria.

2 comentários:

  1. Renata o checklist ficou excelente.....vou copiar....rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu Ju!! Vindo de alguém tão expert fico feliz. Copie e distribua a vontade! Um beijo!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...